Conheça sobre o
Treinamento Funcional

História

O treinamento funcional surgiu há mais de 50 anos nos EUA e Europa. Desde então, esse conceito foi amplamente utilizado de maneira aleatória no Brasil. Somente a partir de 1998, o Professor Luciano D’Elia foi precursor do treinamento funcional em nosso país. Atualmente, a modalidade está mais ampla e passou a ser destinada também ao indivíduo comum.

Consiste na prática de exercícios que respeitam os movimentos naturais do corpo: Agachar, empurrar, girar, pular e correr estão entre eles. Combinado com outras variações em meio aos treinos regulares, os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados.

Os equipamentos devem ser livres, como halteres, cordas, barras, bolas, fitas, cabos, entre outros.

Nesse treino é trabalhado tanto a parte aeróbica quanto a parte de força e tonificação muscular.

 

Benefícios

Dentre os principais benefícios podemos destacar a melhora na postura, mais equilíbrio, agilidade, flexibilidade, força muscular, coordenação motora, alívio das dores nas costas e melhora do sistema cardiorrespiratório.

Os exercícios tonificam os músculos e exigem um grande gasto calórico, o que consequentemente contribui para um emagrecimento saudável.